segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

TÃO SONHADA PORTABILIDADE...


A possibilidade de trocar de empresa de telefonia fixa ou móvel chega hoje a mais 2,5 milhões de pessoas. Serão beneficiados os consumidores dos DDD 15, em São Paulo --que inclui municípios como Sorocaba e Itapetiniga-- além dos DDDs 95 (RR) e 96 (AP), incluindo as capitais Boa Vista e Macapá.
Com isso, a portabilidade numérica já está disponível para 110 milhões de usuários em 51 códigos de área. O serviço estará em todo o país até a primeira semana de março.
Desde setembro, quando a portabilidade começou a ser implementada, 260.673 usuários pediram para mudar de empresa de telefonia e manter o número. Desses, 65% são clientes da telefonia móvel e 35% da fixa.
Como fazer
Para ter acesso à portabilidade, o consumidor deverá procurar a nova operadora para a qual quer migrar e apresentar o pedido, além de documentos pessoais. A regra vale mesmo para os consumidores que possuem contrato de fidelidade com a sua atual operadora.
A nova empresa deverá entrar em contato com a empresa antiga e o consumidor receberá, na sua casa, uma conta com as ligações que ainda não foram pagas e, caso esteja previsto em contrato, a multa pelo rompimento da fidelidade. O processo será feito em cinco dias, mas o telefone continuará funcionando nesse período.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) permite um período de transição de no máximo duas horas, em que o telefone poderá ficar mudo. Qualquer problema acima desse prazo, o consumidor deverá comunicar à nova operadora.
Para a telefonia celular, o consumidor poderá pedir a portabilidade dentro do mesmo DDD --o serviço ainda não será possível fora desta área. O consumidor pode ainda mudar de pré-pago para pós-pago ou vice-versa e manter o número.
Já na telefonia fixa, o consumidor só poderá manter o número se for dentro da mesma cidade ou da mesma localidade --região em que é possível fazer ligação local. No caso do telefone fixo, é possível ainda mudar de endereço, dentro de uma mesma operadora, e manter o número
.

Um comentário:

Amanda disse...

Obrigada pela visita e pelo carinho. Parabéns pelo blog, vou sempre te visitar.