segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

SAUDADE QUE GRANDE SIGNIFICADO


"Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas, às vezes, a saudade é tão profunda, que a presença é pouco : quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira, é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida." (Clarice Lispector)
"Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche." (Martha Medeiros)

O DOM DA VONTADE.

Que vontade de fazer greve!
Greve de comunicação, de entendimento, de tentativas de desculpas infundadas e inúteis, greve de sentimentos (e de sentimentalismos), de idéias, greve de mim. É isso! Queria ser, pelo menos hoje, mais leve do que o ar, e poder observar certas coisas que acontecem, com o distanciamento necessário, para não achar que estou perdendo a sanidade.
Queria poder acompanhar, passo a passo, esse processo mágico que dá poder às palavras, tanto as faladas quanto as escritas, de criar e também de arrasar, em questão de segundos. Logo eu, que gosto tanto delas, que preciso me expressar, quase tanto quanto preciso respirar, não faria isso, hoje. Só analisaria, em silêncio.
Descobri que ele, o silêncio, é a melhor, talvez a única arma contra as palavras destrutivas, pelo menos, no auge da tragédia. Quanto mais palavras se encontram no ar, vindas de lados opostos da questão, mais a ferida se abre, mais sangra, mais dói.
O silêncio também corta, também machuca (eu, fã das palavras, que o diga), mas é preferível, em casos assim.
Lágrimas não falam, ainda bem...por hoje, é só sentir e tentar absorver.
Para quem está em greve, e em guerra com as palavras, eu já falei até demais.
"Dissestes que se tua voz
Tivesse força igual
À imensa dor que sentes
Teu grito acordaria
Não só a tua casa
Mas a vizinhança inteira"
(Lia)♥