sexta-feira, 24 de julho de 2009

(TPM) PROS MAIS INTIMOS...

Brigou com o filho, deu um passa-fora no marido, despediu a empregada, jurou ódio mortal à melhor amiga e correu à janela para se jogar. Nesse exato momento sentiu um molhadinho entre as pernas, rumou para o banheiro e não deu outra: menstruada! Ufa. Tudo superado. Era só TPM.
TPM, ou tensão pré-menstrual, tem sido o inferninho particular da mulher moderna. As antigas viviam mais preservadas, normalmente só trabalhavam em casa, de modo que podiam recolher-se ao leito com uma indisposição que se prolongava até o fim "daqueles" dias.
Pesquisa feita num presídio feminino dos EUA mostrou que 50% das presas cometeram os delitos fatais durante o período pré-menstrual. Entre as que provocaram acidentes de trânsito, 52% estavam na mesma situação. Os juízes são até mais benevolentes com as mulheres criminosas quando elas alegam TPM, e há mesmo que dar um desconto, porque tem dias em que a gente fica doida, prontinha para rosnar e morder (no mínimo).
Às vezes é tão infernal que os sintomas duram da ovulação até a menstruação, sem sabermos que são agravadíssimos por hábitos alimentares, stress, drogas e até relações domésticas: segundo as pesquisas, um dos piores fatores de risco para TPM é... viver com um homem! Professoras e funcionárias públicas gozam até hoje de um indulto menstrual. Podem faltar três dias por mês, vejam só, certamente para não estrangularem alunos e chefes.
Claro que nem todo mundo sente a tensão pré-menstrual com tanta ênfase, e há as que nem sentem. Quem sofre mais são as estressadas, as mais velhas e as que têm mais estrogênio circulando: gordinhas, ioiô (engordando e emagrecendo o tempo todo) e as que vivem com o intestino preso (quando as fezes se acumulam no intestino, o estrogênio contido nelas, que o fígado degradou e tratou de eliminar, é reabsorvido pelo sangue).
Como isso chega a acontecer? Na primeira fase do ciclo menstrual o óvulo está se preparando para deixar o ovário rumo ao útero. Se a fecundação não acontece entramos na segunda fase, que leva à menstruação. Ou seja, o período acumula toda a tensão de um movimento que não deu em nada, e a menstruação vai limpar o útero de um sangue que não serve mais. Não é nada parecido com a exuberância de uma primavera e um verão, tem os tons mais sóbrios e fechados de um outono e um inverno. A situação sugere recolhimento e repouso, como em qualquer fim de ciclo.

5 comentários:

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

Liaaa! oi!!!! td certinho? passando para ver as novidades e para matar a saudade. uma ótima semaninha! bjossss

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

Oieeee amiga querida!!!
vim te oferecer um selinho: Blog mágico!

um ótimo fds!

bjoooo

link:
http://viviansbrussi.blogspot.com/2009/08/selinho-blog-magico.html

Bela Ju disse...

desistiu do blog depois desta TPM
rsrsrs... não aparece + por aq!
falta de inspiração?
bjos

PERSEVERÂNÇA disse...

olá. gostei do seu blog, quero vc tb lá no meu,seus temas são originais, parabéns, bjs no seu coração.

Lia disse...

OI ME PERDOE NICK "PERSEVERANÇA" NÃO POSSO ENTRAR NO SEU BLOG NÃO TENHO PERMISSÃO A MENOS QUE VC ME PERMITA...aI POSSO TE ACOMPANHAR...
TÉ MAIS
bJÃO♥